Há uma grande diferença entre o sentimento passageiro de ansiedade e o transtorno de ansiedade generalizada. Estar ansioso é um estado emocional, enquanto o transtorno de ansiedade é algo crônico.
A ansiedade é um processo natural do ser humano. Em algum momento da vida todos nos pegamos em um estado ansioso. É o que chamamos de ansiedade funcional. Ela nos deixa alerta do perigo e muitas vezes serve como um combustível para realizarmos atividades.
Já o transtorno de ansiedade é o que chamamos de ansiedade disfuncional, é uma doença psicológica caracterizada pela preocupação excessiva persistente e com o poder de nos paralisar.
E como cuidar dos dois?
Por ser algo passageiro, o estar ansioso pode ser combatido apenas com técnicas de relaxamento e respiração, visto que após a situação específica a ansiedade vai embora.
Já o transtorno de ansiedade precisa de cuidados mais específicos e especializados. Nos momentos de crise é de grande ajuda também fazer uso das técnicas de respiração e relaxamento como forma de enfrentar a crise. Mas para além disso, se faz necessário o uso de medicação, e em todos os casos é necessário investir na PSICOTERAPIA. É através das sessões com um psicólogo que você irá aprender a identificar os pensamentos ansiosos e gatilhos, aprender exercícios para os momentos de crise, etc, e assim desenvolver as habilidades necessárias para lidar com a sua ansiedade de modo que ela já não esteja mais no controle da sua vida.