Como começar a construir hábitos mais saudáveis?

Se você já percebeu que precisa inserir novos hábitos na sua vida, mas acaba nunca conseguindo por não saber por onde começar, esse post é pra você!

Hábito é tudo aquilo que fazemos de forma regular e repetida, o que gera economia de energia cognitiva para o nosso cérebro. O nosso cérebro GOSTA de economizar energia, até porque ele é o órgão que mais consome energia. Então nosso cérebro “fica bem” quando construímos hábitos.

SÓ QUE PARA CONSTRUIRMOS UM HÁBITO, PRECISAMOS DE ROTINA!

Isso mesmo, um hábito se constrói através de repetição, ou seja, rotina!

Você vai precisar repetir, repetir, repetir, até que isso se torne natural. MASSSS, antes de você conseguir se engajar na repetição de uma tarefa, você precisa de uma coisa muuuito importante:

Não, não é motivação!

É INTENÇÃO!

Lembra quando alguém começou a te ensinar que você precisava escovar os dentes regularmente? Você repetiu tantas vezes que hoje não precisa mais pensar sobre isso, você só vai. MASSS, antes disso se tornar um hábito, provavelmente seus pais precisaram insistir na repetição desse comportamento, e pra isso eles usaram de INTENÇÃO, seja explicando sobre cárie dentária ou até mesmo te falando que algum bicho poderia ir na sua boca (SOS).

Mas o grande ponto é: funcionou! Você começou a escovar os dentes frequentemente para não sofrer nenhuma dessas consequências, ou seja, a sua INTENÇÃO era não precisar enfrentar esses prejuízos. Escovar os dentes se tornou, através da intenção, parte da sua rotina.
Você repetiu tantas vezes que hoie consegue escovar os dentes sem pensar muito, é um hábito.

NINGUÉM CONSTRÓI UM HÁBITO SEM INTENÇÃO.

E NA PRÁTICA, COMO FUNCIONA?

• Escolha o hábito que você quer desenvolver;
• Descubra a sua INTENÇÃO na construção desse hábito (e aqui quanto mais fundo você for, mais fácil vai ser de sustentá-lo. Por exemplo, eu quero construir o “hábito de comer mais frutas”, e aí na minha intenção eu posso pensar “porque quero ser mais saudável”, mas a longo prazo isso não se sustenta! Você precisa entender o impacto real disso na sua vida. Quais os benefícios?
Quais os malefícios de não fazer?);
• Comece a inserir o hábito na sua rotina dos poucos. Ex: uma fruta após o almoço.

Agora é só escolher o seu hábito e começar!

Agende uma consulta!