A sua rotina faz parte do seu tratamento psicológico/psiquiátrico!
A medicação e a terapia podem ser as melhores do mundo, mas se você não tiver uma rotina equilibrada, vai ficar faltando algo.
Você fica vulnerável! Tudo pode acontecer e tudo pode te prejudicar.
Esses dias estava tirando as dúvidas de uma paciente sobre remissão dos sintomas e alta, e eu falava pra ela sobre a importância de uma rotina, do exercício físico, da alimentação, etc, para “protegê-la” quando ela não estiver mais em terapia e fazendo uso de medicação.
A sua rotina precisa ser usada como uma ferramenta para potencializar o seu tratamento!
É POR ISSO QUE MANTER UMA
ROTINA BEM ESTRUTURADA É
UMA DAS FORMAS DE VOCÊ ENGAIAR NO SEU TRATAMENTO!
Todo mundo precisa de rotina, mas quando falamos de transtornos mentais, falamos de um funcionamento diferente, que vai PRECISAR de uma rotina digamos que “protetiva” como parte do seu tratamento.
Se você tem um diagnóstico, com toda certeza você já ouviu do seu médico “faça exercício físico, se alimente bem, durma cedo”, e deve existir um bom fundamento para ele ficar batendo nessa tecla, não é?!
Existem vários motivos pra isso, e um deles é ter uma rotina organizada e previsível que vai te proteger.
SE VOCÊ NÃO TEM UMA ROTINA, VOCÊ TEM UMA SÉRIE DE CONSEQUÊNCIAS MUITO NEGATIVAS.
É um raciocínio simples: imagina só uma pessoa que tem transtorno de ansiedade, precisando todos os dias acordar e lidar com incertezas sobre o que vai acontecer naquele dia e tendo de tomar decisões “do nada”. A ansiedade já bate só de pensar, né?! rsrsrs.
Agora imagina alguém com transtorno bipolar, precisando todos os dias acordar e lidar com um monte de eventos incertos que podem ter impacto negativo no seu humor. Difícil, ne?!
PENSANDO EM TODAS AS
CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS,
TER UMA ROTINA É MUITO MAIS FÁCIL DO QUE VIVER SEM ELA.
Uma rotina protetiva é composta por hábitos e atividades pensadas de forma estratégica e previsível, para que tenhamos certo “controle” sobre nossos dias e não estejamos totalmente a mercê dos eventos da vida. Isso não significa que você pode controlar tudo ou que a vida não vai trazer imprevistos. Mas uma rotina bem
estruturada economiza a energia cognitiva do nosso cérebro, nos deixa mais confortáveis, diminui as chances de lidarmos com estressores (ex: tomar decisões de última hora) e é uma ferramenta importante para manter a nossa estabilidade.
UMA ROTINA PRECISA SER PENSADA EM COMO VOCÊ ESTÁ E NAS SUAS LIMITAÇÕES.
A rotina precisa ser sua aliada no tratamento, por isso não é interessante estipular uma rotina sem antes pensar em como você está e quais são as suas limitações nesse momento.
E NA PRÁTICA, COMO FUNCIONA?
• Comece estipulando os horários principais (horário das refeições, horário para acordar e dormir);
• Coloque em prática primeiro o horário de acordar (isso iá vai te ajudar com o horário de dormir);
• Depois acrescente um horário para uma refeição (ex: almoçar as 11h30);
• Associe a refeição com um hábito (ex: Depois de almoçar ás 11h30, ler 5 páginas de um livro, passear com o cachorro, etc);
• Sempre que perceber que uma atividade está ficando mais natural, insira outra(
• E tente sempre ir associando as tarefas para facilitar.