No senso comum ainda existe muito a crença de que depressão é igual a tristeza, e muitas pessoas que possuem sim depressão são julgadas por estarem felizes ou até deixam de procurar ajuda porque não acreditam que aquilo que estão sentindo seja realmente depressão.
Mas a tristeza é só um dos sintomas possíveis na depressão!
A depressão diz respeito a uma série de apresentações clínicas, ou seja, ela pode se apresentar de diversas formas, então não podemos resumí-la ao sentimento de tristeza.
Existem pessoas, por exemplo, que vão apresentar como sintomas nucleares da depressão, desinteresse e perda do prazer na vida. É comum algumas pessoas começarem perdendo o prazer no trabalho, que já é uma atividade menos interessante, depois perdem o prazer pelos hobbies, pelas pessoas, etc.
Na depressão atípica, é comum o paciente apresentar um humor reativo, por exemplo, diante de um fato bom da vida o humor se manifesta de forma positiva, mas também se acontece algo um pouco mais difícil a tendência é o humor cair fundo.
Por isso, uma depressão sem a presença de tristeza e melancolia pode até passar “despercebida”!
Não que a pessoa não esteja sofrendo, muito pelo contrário, ela deve estar em grande sofrimento, mas por não apresentar as características “convencionais” de uma depressão, pode acabar não recebendo a importância e os cuidados especializados necessários.
Por isso precisamos ir além das nossas crenças sobre esse transtorno e estar atentos a outros tipos de sintomas que fogem do comportamento usual.